Carnaval no mundo: festa em países que falam inglês

Dentre todos os elementos culturais do Brasil, um dos que mais é lembrado quando se fala em nosso país é o Carnaval. Sinônimo de diversão e muita folia, a festa atrai milhares de visitantes, que se encantam com os desfiles das escolas de samba e a alegria do nosso povo.

A festa teve origem na Grécia, entre os anos de 600 a 520 a.C.. Os gregos aproveitavam os festejos para realizar cultos e agradecer aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Em 590 d.C., a Igreja Católica adotou a comemoração. A comemoração como conhecemos, com fantasias e desfiles, surgiu na sociedade vitoriana do século XIX.

O Rio de Janeiro foi o responsável pela criação e exportação do Carnaval com desfiles de escolas de samba e entrou para o Guinness Book como o maior Carnaval do Mundo – por dia, são cerca de 2 milhões de pessoas nos blocos de rua da cidade. Quem também ganhou destaque no Guinness foi o Galo da Madrugada, em Recife, como o maior bloco de Carnaval do mundo.

Mas engana-se quem pensa que só os brasileiros sabem como celebrar esse período. O Carnaval é comemorado em vários lugares mundo afora, com festas parecidas ou completamente diferentes das brasileiras – mas a animação é a mesma onde quer que se vá.

Leia também Países que mais falam inglês: veja lista

Confira como é a festa em alguns países de língua inglesa:

Canadá

O Carnaval canadense é bem diferente do brasileiro. Enquanto nós aproveitamos o calor, lá, o período acontece durante o inverno – tanto que o principal evento é o Carnaval de Quebec ou Carnaval de Inverno de Quebec.

carnaval-quebec

O festival começa em 29 de janeiro e tem duração de 17 dias. Tornou-se o terceiro festival de inverno do mundo e recebe cerca um milhão de visitantes. A programação é diferenciada, mesclando a festa com a adrenalina dos esportes de inverno.

quebec-carnaval

A comemoração também conta com competições de esculturas no gelo, desfiles de carros alegóricos, patinação no gelo, passeios e corridas de trenós e canoagem de gelo, entre outras apresentações esportivas. Além disso, há atividades culturais e gastronômicas.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Carnaval é conhecido como Mardi Gras. Esse termo vem do francês e significa “terça-feira gorda”. O maior e mais animado é o da cidade de Nova Orleans, no estado de Louisiana.

Nesse período, desfilam pela cidade mais de 50 agremiações. Os bares ficam abertos o tempo todo e recebem multidões fantasiadas das mais diversas maneiras, que bebem e saem nas ruas festejando com a passagem das agremiações.

nova-orleans-carnaval

Outras cidades com comemorações menores, mas que também merecem destaque, são St. Louis (Missouri), Mobile (Alabama), Pensacola (Flórida) Galveston (Texas).

Inglaterra

Os ingleses comemoram o Shroveitide, uma festa que tem como objetivo a confissão dos pecados.

inglaterra-carnaval

Nesse período, eles também saem às ruas fantasiados e comemoram para esquecer todos os pecados e desejar bons momentos. Algumas fantasias chegam a ser bem luxuosas e não devem em nada às brasileiras!

Alemanha

Esse país não só é um dos que mais fala inglês, como também tem uma longa tradição carnavalesca. O Carnaval alemão é chamado de Karneval, e há comemorações em cada um dos seus dias. Os principais dias são: quinta-feira (Weiberfastnacht), segunda-feira (Rosenmontag),  terça-feira (Faschingdienstag) e terça-feira (Faschingdienstag).

carnaval-alemanha

Destaca-se a cidade de Köln (Colônia), no centro-oeste da Alemanha, e suas redondezas. Lá, a comemoração inclui marchinhas de carnaval e carros alegóricos, e todos usam fantasias, mesmo que não façam parte de uma “escola de carnaval”. Assim como no Canadá, o Carnaval alemão também acontece no inverno, e os foliões precisam de fantasias que lhes deixem aquecidos. Eles também ganham doces e balas.

alemanha-carnaval

Outras cidades disputadas no carnaval são Düsseldorf, Bonn, Aachen, Mainz e Wiesbaden.

Que tal praticar o seu inglês lendo mais sobre como os países de língua inglesa comemoram o Carnaval?

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *