Quanto tempo demora para aprender inglês?

jober-banner796x59

Uma das primeiras perguntas que as pessoas costumam fazer antes de começar um curso é: quanto tempo demora para aprender inglês?  Descubra a resposta.

Apesar de ser uma pergunta comum, ela gera controvérsias até hoje, e, dependendo da resposta, muitos acabam desistindo antes mesmo de começar.

O tempo de aprendizado depende de uma série de fatores, desde o método do curso escolhido até o ritmo e empenho do aluno. Embora não exista uma resposta universal, que se aplique a todas as pessoas, saber algumas informações pode lhe ajudar a responder a pergunta.

 

speak-english

Entenda como aprendemos

 

Quando aprendemos uma segunda língua, alteramos a massa cinzenta do cérebro. É nessa área que estão concentradas a “cabeça” dos neurônios, e onde são processadas todas as informações.

“Treinar” o cérebro é semelhante à prática de exercícios físicos: quanto mais se treina, mais os músculos aumentam. Durante o aprendizado, milhares de sinapses e redes de conexão se formam para fixar novas palavras e sons.

Sabendo que o cerébro guarda para sempre na memória as informações que usamos com mais frequência, fica fácil perceber porque o segredo para dominar um novo idioma é a prática.

Quanto mais se ouve, fala e escreve no idioma que se está estudando, mais conexões se formam entre os neurônios. Além disso, praticando com mais frequência cada palavra e estrutura, elas se fixam mais fortemente em nossa cabeça.

Resumindo: quanto mais você quiser aprender, mais deverá praticar – e, quanto mais você praticar, mais rapidamente irá aprender. Envolva-se com o idioma sempre que possível, e você com certeza irá aprender mais rápido do que imagina.

 

 

O objetivo também influencia

 

O motivo que o levou a estudar inglês também faz toda a diferença tanto na escolha do método, quanto no tempo de aprendizado.

Se o seu objetivo é se tornar um “expert” no idioma, provavelmente precisará de um curso mais longo, com metodologia que envolva também as estruturas e regras gramaticais.

 

english

 

Entretanto, esse assunto não é indispensável para quem deseja falar inglês fluentemente. Pelo contrário: se o seu foco é aprender a se comunicar no dia a dia, fazendo-se compreender e sabendo o que dizer em cada situação, o melhor é não se prender às regras gramaticais.

Nem todo mundo precisa passar cinco anos estudando inglês. Procurando um curso com metodologia que se adeque ao seu estilo de aprendizado e ao seus objetivos, você aumenta consideravelmente a chance de falar inglês fluente em pouco tempo.

 

 

Afinal, quanto tempo demora para aprender inglês?

 

No final das contas, a resposta dessa pergunta varia de pessoa para pessoa. Aprender inglês pode demorar cinco anos ou três meses – só depende do seu objetivo, do curso e, principalmente, do seu esforço e empenho.

De nada adianta encontrar um bom curso, se você não aproveitar a oportunidade ao máximo. Assista filmes e noticiários sem legenda, escute músicas, leia textos em inglês, tire dúvidas e não tenha medo de errar. Fazendo isso, aprender inglês irá demorar menos tempo do que você espera.

 

Se você quer aprender a falar inglês fluente em pouco tempo, que tal conhecer o nosso método?

jober-banner796x112

 

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *